sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Resenha "Fazendo meu filme" by Ana Laura

Bom, foi bem difícil fazer a escolha do livro, mais difícil ainda fazer essa resenha é uma grande responsabilidade e um privilégio ao mesmo tempo escrever representando uma pessoa tão especial quanto a minha amiga Gabi, mas vamos tentar.
O livro escolhido é de autoria de Paula Pimenta, que na verdade não é somente um, mas quatro, por que um é o complemento do outro sendo o primeiro “Fazendo meu filme 1: Estreia de Fani”, seguido por “Fazendo meu filme 2: Fani na terra da rainha”, “Fazendo meu filme 3: O roteiro inesperado de Fani” e por fim “Fazendo meu filme 4: Fani em busca do final feliz”.
Comecei a ler esse livro em 2010, terminei a série ano passado (2012) e o mais legal foi que durante esses dois anos eu pude acompanhar a evolução da personagem ao mesmo tempo que acontecia a minha própria, e eu acho que essa é uma das intenções da Paula, nos fazer perceber o quanto a fase em que o jovem se encontra é instável, e por isso emocionante, e que é de fundamental importância que saibamos fazer as escolhas certas, ainda que isso envolva ter de renunciar algo desejado.

Fazendo meu filme 1: A estreia de Fani
Como o subtítulo mesmo menciona, é nesse livro em que temos o primeiro contato com Estefânia
Castelino Belluz, mais conhecia como Fani.
Fazendo meu filme 1
Uma garota apaixonada por filmes, por suas amigas e principalmente por seu professor de biologia o Marquinhos. Nesse livro encontramos uma Fani mais menina, ainda no colegial em que suas preocupações giram em torno de provas, trabalhos, qual faculdade cursar, qual profissão a seguir, garotos e outras mais. Coisas bem comuns entre as adolescentes, porém que são um tanto divertidas.
A grande questão do livro se encontra no fato de que o melhor amigo de Fani, o Leo, na verdade não deseja continuar somente na condição de amigo, mas como ela está tão focada procurando algum sinal de interesse da parte de Marquinhos, acaba camuflando todos os sinais da parte do Leo. É claro que com muito custo ela vem a descobrir as verdadeiras intenções de seu amigo, mas até lá muita coisa acontece e se eu fosse você não perderia a chance de descobrir o que aconteceu.

Fazendo meu filme 2: Fani na terra da rainha
No segundo livro entramos na questão da renúncia, Fani teve de renunciar seu recém descoberto sentimento por Leo, em função de seu intercâmbio para Brighton (UK) que com certeza irá conferir a ela experiências proveitosas para sua vida tanto em âmbito pessoal, quanto profissional.
Fazendo meu filme 2

Fani vê seu sentimento por Leo posto a prova, e terá que aprender a controlar suas emoções e a explorar ao máximo sua capacidade adaptação. De certo modo, é nesse livro que ela começa a adquirir uma certa madureza principalmente em termos amorosos, em que ela aprende a discernir o que são paixões e o que é de fato o amor, e do que ele é capaz de suportar.
Além de todo aprendizado, contamos com lugares lindos, e experiências divertidíssimas que Fani vai vivenciar na terra da rainha.

Fazendo meu filme 3: O roteiro inesperado de Fani
Acompanhamos agora a volta de Fani ao Brasil, e novamente  sua capacidade de adaptação será testada, não só a dela, como também a de suas amigas, do Leo, e de seus familiares, que terão de se acostumar com a nova Fani que chega da Inglaterra. Finalmente o tão esperado namoro entre Leo e Fani é concretizado, porém
Fazendo meu filme 3
até mesmo nos livros nem tudo são flores e vários obstáculos surgem para distanciar os dois.
A partir de agora, Fani não é mais uma menina e passa a vivenciar coisas novas, como o seu relacionamento, e entra também na questão da sexualidade, como ela é encarada pela própria Fani e pelos que a cerca.

Fazendo meu filme 4: Fani em busca do final feliz
Não posso fazer muitos comentários a respeito desse último livro, mas uma coisa que ele me chama muita atenção é pelo fato de apresentar
Fazendo meu filme 4
dois pontos de vista, o do Leo e o da Fani, o que facilita muito na compreensão de certos fatos que não são esclarecidos nos outros livros.
Se Fani encontrou de fato o final feliz ou não, isso vai ficar por sua conta, mas eu garanto que esse livro vai te trazer muitos sentimentos bons, e de certa forma também vai nos deixar uma lição sobre a importância de saber esperar a hora certa de cada coisa acontecer.

É interessante mencionar que, no começo de cada capítulo encontramos um trecho de algum filme que esteja relacionando a alguma situação pela qual Fani está passando, e particularmente gostei muito dessa relação, pois nos faz perceber o quanto a vida real é próxima dos filmes e a gente nem se da conta disso, tanto é próxima, que a autora consegue fazer essa relação, levando em conta o fato de que ela usou partes de sua vida pessoal na história. Não precisamos ir longe para vivenciarmos grandes emoções, lembre-se de que nenhum filme ou conto de fadas é tão emocionante e especial quanto a sua vida, basta você saber escrever bem o seu roteiro.

                               
                                    Ana Laura.

4 comentários: